AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

É um exame realizado por meio

de uma bateria de testes, com o

objetivo de avaliar a integridade

do funcionamento cerebral.

O QUE É?

Quando é importante realizá-la??

Em casos de:

  • Dificuldade de aprendizagem;

  • Dificuldade de concentração;

  • Falta de atenção;

  • Falta de memória;

Público-Alvo

A avaliação neuropsicológica pode ser realizada por crianças, adultos e idosos.

Protocolo 100% online para avaliação neuropsicológica.

Quais funções são avaliadas??

  • Capacidade intelectiva;

  • Atenção;

  • Aprendizagem;

  • Memória;

  • Linguagem;

  • Afetividade;

  • Comportamento e habilidades sociais;

  • Funções executivas;

  • Personalidade de inteligência;

  • Desempenho escolar

  • Inteligência social

O que está incluso??

  • Entrevista escolar;

  • Entrevista familiar;

  • Aplicação de testes neuropsicológicos e

  • psicológicos;

  • Devolutiva com as orientações necessárias;

Psicóloga Online, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Atendimentos para adolescentes e adultos, 100% remoto!

Ansiedade

A ansiedade é uma reação humana natural e de extrema importância para a nossa sobrevivência. Entretanto, quando excessiva e em níveis descontrolados, torna-se patológica e acaba prejudicando a qualidade de vida do indivíduo. Algumas pessoas apresentam preocupações frequentes voltadas às diversas esferas da vida -escolar, profissional, familiar e etc- (ansiedade generalizada) e outras em situações particulares que envolvem o medo da avaliação de outras pessoas (ansiedade social).

Dessa forma, o tratamento para a ansiedade com a Terapia Cognitivo-Comportamental visa reduzir a sua percepção de perigo e aumentar a sua autoconfiança na capacidade de enfrentar as coisas que teme, por meio de técnicas cognitivas. Além disso, são utilizadas técnicas de relaxamento para o controle dos sintomas e intervenções comportamentais, de modo a auxiliá-lo(a) a desenvolver uma forma de pensar menos ansiosa.

Caracteriza-se pelo medo de suas próprias reações fisiológicas e psicológicas a um estímulo – em essência, medo de um ataque de pânico. Quaisquer alterações corporais, tais como respiração alterada, batimentos cardíacos acelerados ou vertigem, vêm acompanhadas de algum medo em relação a estas sensações, como: morrer, ter um ataque cardíaco, perder o controle ou enlouquecer.

Durante o tratamento Cognitivo-Comportamental, você irá aprender diversas estratégias que o ajudarão a lidar com o TP, envolvendo: aceitação da ansiedade, manejo de sintomas, questionamento de pensamentos e enfrentamento.

Pânico

Caracteriza-se pela presença de pensamentos recorrentes ou imagens (obsessões) que considera estressantes – por exemplo, pensar que está sendo contaminado, perdendo o controle, cometendo um erro ou se comportando de maneira inadequada. Há uma necessidade urgente de realizar certas ações (compulsões) que neutralizarão essas imagens: lavar-se, realizar rituais arbitrários, fazer verificações constantes, etc.

Diante disso, o tratamento Cognitivo-Comportamental é voltado à Identificação e Modificação das suas interpretações distorcidas (como exagerar o risco de algo ruim acontecer, superestimar sua responsabilidade sobre os pensamentos, supervalorizar o poder do pensamento e a necessidade de controlá-lo) e à Exposição às obsessões e Prevenção de rituais.

TOC

Caracteriza-se pelo medo de um estímulo ou situação específica: aviões, elevadores, água, certos animais, etc. Sua crença subjacente é a de que a coisa é de fato perigosa em si mesma (o avião pode cair, o cachorro pode morder). Causa intenso sofrimento e provoca prejuízos em áreas importantes da vida do indivíduo, como nas áreas profissional e social.

Com o tratamento em Terapia Cognitivo-Comportamental, você entenderá que seus sintomas provocados pela ansiedade elevada, mesmo que muito desagradáveis, não costumam resultar nas previsões que você imagina. Irá aprender estratégias que poderão ajudá-lo a lidar e se acostumar com a ansiedade. Compreenderá melhor suas reações fisiológicas de forma que possa vir a manejá-las com técnicas de respiração, meditação e relaxamento.

Fobias

Caracteriza-se pelo medo excessivo causado por exposição anterior a uma ameaça ou dano. Traumas comuns são o estupro, violência física, acidentes graves e exposição a guerras. As pessoas que sofrem desse quadro frequentemente reexperimentam seus traumas sob a forma de pesadelos ou flashbacks e evitam situações que tragam lembranças perturbadoras.

Assim, o tratamento Cognitivo-Comportamental voltado ao TEPT utilizará de estratégias de reavaliação do modo de pensar, técnicas de enfrentamento e técnicas de manejo da ansiedade, auxiliando no resgate da sua qualidade de vida.

TEPT

Pessoas deprimidas tendem a notar e a lembrar dos aspectos negativos de suas experiências com mais facilidade do que dos aspectos positivos ou neutros. Também estão mais propensas a interpretar os eventos da vida com um viés negativo e perder o interesse em atividades costumeiras, expressando sensações de abatimento, tristeza, irritação, vazio e etc.

Nessa perspectiva, o tratamento para depressão tem como objetivo lhe auxiliar a pensar de modo mais adaptativo através de técnicas cognitivas que trabalham nas suas crenças negativas acerca da realidade e torná-lo(a) novamente apto para assumir o controle da sua vida cotidiana por meio de técnicas de ativação comportamental.

Depressão