Avaliação Neuropsicológica da Dislexia

Saiba como a avaliação neuropsicológica da dislexia pode ajudar no diagnóstico desse distúrbio de aprendizagem relacionado com a linguagem que compromete a capacidade de aprender a ler, escrever e de compreender um texto.

O que é Dislexia?

Segundo Lyin (1995) a Dislexia é um distúrbio de aprendizagem, definido como distúrbio específico de origem constitucional caracterizado por dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra insuficiência no processamento fonológico. Segundo o autor, essas dificuldades não tem relação com a idade e nem com outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são distúrbios de desenvolvimento geral, nem sensorial.

Características da Dislexia

A Dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem frequentemente incluindo: dificuldade com cálculos mentais, dificuldade em organizar tarefas, dificuldades com noções espaço-temporais, desempenho inconstante com relação à aprendizagem da leitura e da escrita, com os sons das palavras e consequentemente, com a soletração, escrita incorreta, com trocas, omissões, junções e aglutinações de fonemas, relutância para escrever, confusão entre letras foneticamente semelhantes. Apresenta ainda, omissão de letras e/ou sílabas, adição de letras e/ou sílabas, união de uma ou mais palavras e/ou divisão inadequada de vocábulos, leitura e escrita em espelho, melhores resultados nas avaliações orais, do que nas escritas, dificuldade de coordenação motora fina (para desenhar, escrever e pintar) e grossa (é descoordenada), dificuldade de copiar as lições do quadro, ou de um livro, problema na lateralidade (confusão entre esquerda e direita, ginástica), dentre outras. Muitas crianças passam por dificuldades quando estão aprendendo a ler, e um diagnóstico precipitado pode levar esta criança ao rótulo de distúrbios de aprendizagem, inclusive portadora de dislexia.É preciso cuidado, tanto por parte da escola quanto dos profissionais, responsáveis pelo diagnóstico a fim de não julgarem precipitadamente as dificuldades de aprendizagem de uma criança.

Diagnóstico de Dislexia

A avaliação da Dislexia geralmente é multiprofissional para que se tenha diagnóstico e encaminhamentos assertivos.
Vários são os procedimentos usados nessa avaliação multidisciplinar a fim de se detectar a presença ou não do quadro. Como se trata de uma avaliação bastante completa é comum detectar-se a presença de outros transtornos comórbidos também. Na avaliação, é importante além do testes neuropsicológicos, intervenções fonoaudiológicas e psicopedagógicas. Além disso, são solicitados exames e questionários complementares, tais como: Audiometria, Processamento Auditivo, Processamento Visual, Avaliação Neurológica, o preenchimento da Anamnese e do “Questionário Escolar” ou “Questionário para Adultos” (dependendo da idade do paciente).Após todas as investigações, é realizado o estudo do caso pela equipe multi e interdisciplinar, para concluir melhor o diagnóstico e serem feitos os encaminhamentos mais indicados para cada caso. Nesse sentido, a avaliação neuropsicológica tem muito a contribuir para o diagnóstico de Dislexia. Uma boa avaliação neuropsicológica também deve ser capaz de traçar um perfil comportamental e emocional do paciente.Conhecer os pontos fortes e não só as limitações, ajudar na definição de objetivos terapêuticos específicos e na consequente melhora da qualidade de vida do paciente. Isso significa incluir recomendações funcionais para múltiplos contextos além de orientações para o tratamento propriamente dito.