Avaliação Neuropsicológica em pacientes com Epilepsia

A epilepsia é um distúrbio cerebral crônico comum, de várias etiologias, caracterizado por manifestações epiléticas recorrentes e com múltiplas apresentações clínicas, entre elas as convulsões (KLIEMANN, 2004).

As epilepsia manifestam-se através de ampla variação de tipos de crises, desde crises generalizadas tônico-clônicas até ausências simples, passando por diferentes manifestações de parciais simples e complexas. Esta condição tem consequências neurobiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais e muitas vezes prejudica diretamente a qualidade de vida do indivíduo afetado.

Pacientes portadores de epilepsia com crises de difícil controle medicamentoso (refratárias) podem ser candidatos a um procedimento cirúrgico realizado em vários especialidades, como a Neurologia clínica, Neurofisiologia, Neurocirurgia e a Neuropsicologia responsável pela avaliação neuropsicológica antes e depois da cirurgia.

No contexto pré-operatório os principais objetivos da avaliação neuropsicológica para cirurgia de epilepsia são:
1) Verificar o nível de funcionamento cognitivo do paciente;
2) Sugerir localização e lateralização da disfunção (lado do hemisfério cerebral) quando não detectada com nitidez pelo exame físico;
3) Indicar prognósticos de controle de crises após a cirurgia.

A reavaliação pós-cirúrgica é muito útil para o acompanhamento da evolução o do paciente e fundamental para a orientação educacional, profissional e a reabilitação do indivíduo.