Transtorno de Aprendizagem
Seu filho apresenta dificuldades na escola? Será que ele tem vergonha de em ler voz alta, escrever um texto, ou resolver um problema de matemática? As vezes problemas consistentes em uma determinada área de aprendizagem pode indicar um Transtorno de Aprendizagem.
Ao conhecer e compreender sobre as dificuldades de aprendizagem, você pode garantir que seu filho receba a ajuda certa para superar desafios em sala de aula e ter sucesso na vida.
O que são dificuldades de aprendizagem?
Segundo o DSM-V (Manuel Diagnóstico de Doenças Mentais) o transtorno específico da aprendizagem é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas com as manifestações comportamentais. A origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações verbais ou não verbais com eficiência e exatidão.
Uma dificuldade de aprendizagem não é um problema com a inteligência ou motivação, nestas crianças ou adultos, seus cérebros são simplesmente conectados de maneira diferente. Essa diferença afeta como eles recebem e processam as informações.
Na verdade, crianças e adultos com Transtorno de aprendizagem podem ver, ouvir e entender as coisas de forma diferente. Isso pode levar a problemas com a aprendizagem de novas informações e habilidades, e colocá-las em prática. Os tipos mais comuns de dificuldades de aprendizagem envolvem problemas com leitura, escrita, matemática, raciocínio, escuta e fala.
Pode ser difícil enfrentar a possibilidade de que seu filho tem um distúrbio de aprendizagem. Nenhum pai quer ver seus filhos sofrerem. Você pode se perguntar o que poderia significar para o futuro do seu filho, ou se preocupar sobre como seu filho vai fazê-lo através da escola. Talvez você esteja preocupado que ao chamar a atenção para problemas de aprendizagem do seu filho, ele ou ela pode ser rotulado como “lento” “preguiçoso” “desinteressado” ou até mesmo “burro”.
Mas a coisa importante a se lembrar é que a maioria das crianças com dificuldades de aprendizagem são tão inteligentes como todos os outros. Eles só precisam ser ensinados de maneiras que são adaptadas aos seus estilos de aprendizagem única.
Sinais e sintomas de distúrbios e desordens de aprendizagem
As dificuldades de aprendizagem parecem muito diferentes de uma criança para outra. Uma criança pode lutar com a leitura e a ortografia, enquanto outra adora livros, mas não consegue entender matemática. Ainda outra criança pode ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo ou comunicando em voz alta. Os problemas são muito diferentes, mas todos eles são distúrbios de aprendizagem.
Nem sempre é fácil identificar essas dificuldades, devido às grandes variações, não há um único sintoma ou perfil que você pode olhar para como prova de um problema. No entanto, alguns sinais de alerta são mais comuns do que outros em diferentes idades.
Lembre-se que as crianças que não têm dificuldades de aprendizagem ainda podem experimentar algumas dessas dificuldades em vários momentos. O tempo para a preocupação é quando há uma desigualdade consistente na capacidade do seu filho de dominar certas habilidades.
As dificuldades de aprendizagem em matemática variam muito dependendo dos outros pontos fortes e fracos da criança. A habilidade de uma criança de fazer cálculos será afetada de maneira diferente por uma deficiência de aprendizado de linguagem, ou uma desordem visual ou uma dificuldade com sequenciamento, memória ou organização.
Uma criança com um distúrbio de aprendizagem baseado em matemática também chamado de Discalculia pode lutar com memorização e organização de números, sinais de operação e número de “fatos” (como 2 + 2 = 4 ou 2×2 = 4). As crianças com distúrbios de aprendizagem de matemática também podem ter problemas com os princípios de contagem (como contagem por dupla ou contagem por cinco) ou têm dificuldade se localizarem no tempo.
As dificuldades de aprendizagem na escrita chamada de Dislexia podem envolver o ato físico de escrever ou a atividade mental de compreender e sintetizar informação. Transtorno de escrita básica refere-se a dificuldade física formando palavras e letras e revela incapacidade expressiva da escrita, uma luta para organizar pensamentos no papel.
Como identificar os Transtornos de Aprendizagem?
A Avaliação neuropsicológica é uma avaliação essencial no diagnóstico do Transtorno de Aprendizagem, assim como para a escolha do tratamento/reabilitação e no encaminhamento posterior de pacientes para acompanhamento.
Tem como objetivos analisar os aspectos funcionais do cérebro inferidos à partir do comportamento cognitivo, sensorial, motor, emocional e social; definir um perfil de forças e fraquezas do cérebro, logo, investigar funções cognitivas preservadas e deficitárias. Ainda identifica o elemento que impede o sujeito de efetuar certas tarefas, e relaciona estes achados com o mecanismo cerebral e às medidas de manejo prático,
A Avaliação Neuropsicológica deve ser realizada por um profissional Neuropsicólogo e consiste na entrevista com os pais e/ou responsáveis, entrevista com o(s) professor(es) ou relatório escolar, aplicação dos testes neuropsicológico na criança, análise dos instrumento utilizados, relatório, entrevista devolutiva aos pais com os resultados sugestões de intervenções e encaminhamentos.
Se perceber esses sinais e sintomas nos seu filho procure um profissional para avaliá-lo.
*O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo.
(48) 99176-5488
Psicóloga Responsável: Heloisa dos Santos Cordeiro (CRP 12/25450)
Atenção: Este site não oferece atendimento imediato a pessoas em crise suicida.
Em caso de crise ligue para o CVV - 188
Em caso de emergência, procure o hospital mais próximo. Havendo risco de morte, ligue imediatamente para o SAMU (telefone 192).
Endereço no bairro dos Ingleses Florianópolis:
Estrada Dário Manoel Cardoso, 2400, Ingleses, Florianópolis SC, 88058-400, Brasil